RELACIONAMENTOS ABUSIVOS - ABUSO EMOCIONAL

by - 14:29

Um tema pouco comentado e que deveria ser tratado com maior atenção é o abuso emocional.
Muitas mulheres vivem um relacionamento abusivo e não sabem identificar a violência que estão vivendo porquê acreditam que violência está associada apenas à agressão física.

Hoje tenho amigas sofrendo com o mesmo tema e que não identificam que estão sendo vítimas de abuso emocional. Por essa razão e por ser um tema tão recorrente na vida de muitas mulheres, resolvi trazer minha experiência pra ajudar quem estiver passando por isso e dizer que é muito díficil sair de uma relação assim pois ela causa dependência, mas sim, é possível!

Foto: Trendztrail

O abuso emocional muitas vezes acontece de forma despercebida e muito silenciosa. O abusador normalmente é muito carismático e querido no meio em que vive e as pessoas ao redor do casal não sabem o que acontece, muitas vezes, nem mesmo o abusador tem a consciência do que ele faz. 

Pequenas atitudes disfarçadas de ciúmes começam a virar severas proibições que quando não "respeitadas" pela vítima, a mesma acaba recebendo pequenas punições iniciais, como por exemplo: "não vou mais te ver", "não vamos mais viajar", ou então acabam por abalar a auto-estima da vítima com frases "não vou sair com você desse jeito". Muitas vezes tudo que a vítima compartilha como sonhos e vontades, é também reprovado.

A proibição de um shorts mais curto, de falar com outras pessoas que sejam do sexo oposto, de postar fotos nas redes sociais, de praticar esportes e atividades que estava acostumada a praticar, de responder mensagem de amigos, acabam virando proibições ainda mais severas como proibir de sair ou viajar com uma amiga (que por sinal reconhece que você está sofrendo abuso) e até mesmo de ver a família. 

Um dos maiores medos do abusador é ser descoberto, ele vai tentar afastar a vítima das pessoas de maior convívio, principalmente daquelas que alertam a vítima do que está acontecendo, até que a mesma fique completamente sozinha e se veja dependente da única pessoa que "sobrou", o abusador.

Dessa forma, o abusador acaba tendo total controle das atitudes da vítima. 

O que pude identificar com amigas que passaram pela mesma situação é que existe um padrão, normalmente o abusador gosta muito do poder e enquanto você ceder às imposições e ele tiver o poder, o interesse continua. Quando a vítima passa a dizer NÃO e deixa de ser uma presa fácil, quando o poder acaba, o abusador se desinteressa pela vítima. 

Muitos casos acabam em violência física, isso nunca aconteceu comigo (o desgaste emocional já foi o bastante para eu não continuar) mas muitas mulheres acabam sendo agredidas fisicamente e verbalmente quando se mantém por muito tempo nesse tipo de relação.

Como criadora de conteúdo e influenciadora, tendo um canal aberto pro mundo com mais de 10 mil pessoas, me sinto na obrigação de compartilhar com vocês temas polêmicos, de enorme importância e seriedade, pois muitas pessoas estão vivendo situações como essas e não sabem como sair disso.

Eu penso que quando vivemos algo assim, no fundo nós sabemos identificar que estamos em um relacionamento  que não é saudável, mas é preciso admitir que não está legal e ter forças pra colocar um ponto final ao invés de achar que a pessoa que está ao seu lado vai mudar. 

Normalmente nossos amigos que estão do lado de fora da situação acabam enxergando e nos avisando sobre o comportamento do abusador, mas a paixão e muitas vezes a baixa auto-estima ou até carência, te fazem ficar ali pensando que amanhã será diferente e que a pessoa vai melhorar.
Sinto te dizer, mas não, não vai! Essas pessoas amam o poder! E estão na relação apenas pela sensação do poder, da manipulação!

Então aqui ficam algumas dicas para você identificar se está sendo vítima de abuso emocional:

- Pequenas atitude disfarçadas de ciúmes viram proibições como que roupa usar, quais pessoas você pode andar ou se comunicar, como você deve se comportar, com quem pode ter contato em redes sociais e por ai vai...  Entenda que ninguém tem o direito de dizer com que roupa você vai sair ou não, a pessoa pode não gostar e comentar, mas a sua decisão final e gosto devem ser respeitados. Ninguém tem o direito de dizer que se você fizer o esporte X, não vai mais ver você, fazer chantagens emocionais ou te fazer sentir mal por praticar qualquer atividade que te faça bem.

- Começar a falar mal de suas amigas e familiares na tentativa de te afastar das pessoas que são importantes para você.

- Criticar tudo que você faz, menosprezar os seus sonhos, seus projetos e te desmotivar. Ninguém merece estar com alguém que só subtrai e que te faz sentir mal e desacreditado de seus sonhos.

- Em alguns casos, o abusador começa a implicar com o seu trabalho e muitas pessoas deixam o próprio trabalho ficando dependentes não só emocionalmente como financeiramente. É tudo que o abusador precisa, ter o controle da sua vida, afinal de contas, abusadores são apaixonados por controle e poder.

- Abusadores normalmente perseguem, controlam as redes sociais da vítima, colocam a vítima pra baixo.

Saiba como sair desse relacionamento:

- Se ame muito, se coloque em primeiro lugar, lembre-se que ser egoísta é diferente de ser egocêntrico. Seja egoísta nesse momento e escolha o melhor para VOCÊ!

- Entenda o que te mantém nesse relacionamento, qual é a dependência que foi gerada e peça ajuda a amigos e familiares que te amam e que você sabe que pode contar.

- Se você tem problema de auto-estima, identifique o que está te deixando pra baixo e tome uma atitude! Se é o visual, cuide-se mais, se precisa emagrecer, faça sua dieta, frequente a academia.

- Entenda que uma pessoa que te proíbe de ser quem você é não merece sua companhia, muito menos seu amor e sua preocupação, então se você ainda não consegue terminar a relação peça ajuda, se precisar busque um terapeuta que possa te auxiliar, mas não atenda aos caprichos do abusador, continue com suas atividades, seus esportes e sua vida. 
Sem dúvidas, o abusador vai identificar que você não é mais uma presa fácil e provavelmente ele vai se desinteressar por você, mas meu conselho é que você se desvincule totalmente da pessoa.

- Seja sua melhor companhia, se dedique às suas paixões e não aceite nada menos que ser feliz!

Lembre-se que não adianta culpar o abusador, simplesmente se afaste, muitas vezes essas pessoas não têm consciência do que fazem e vão negar o problema.

São, em geral, pessoas egocêntricas e não vão se preocupar com o que você está sentindo. Se ele perceber que você o está sacando, vai te agradar e ser muito carinhoso, vai te pegar no seu ponto fraco, mas não se iluda, isso é apenas para retomar o controle da situação, depois tudo volta a ser como era e o abuso continua. São verdadeiros sugadores de energia!

Minha dica, coloque o ponto final, siga sua vida e seja feliz!

:)

Obs: Mulheres são vítimas de violência física e verbal todos os dias, precisamos lutar contra isso. Nenhum homem pode xingar, bater ou mesmo ditar o que uma mulher deve ou não vestir.
Se você é vítima, peça ajuda, denuncie!


You May Also Like

0 comentários